Todo mundo já se sentiu muito triste em algum momento de sua vida, seja por não ter conseguido algo que queria muito, pela perda de alguém muito amado e querido, por ter se decepcionado ou algo do tipo. Mas e quando esta tristeza não passa e isso começa a afetar o nosso dia a dia e nossa vida?
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a previsão é de que nos próximos 20 anos a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.
As causas da depressão podem ser diversas, entre elas estão a depressão pós parto, genética, estresse e ansiedade recorrentes, vícios em álcool e drogas e entre outros diversos fatores. Os principais sintomas são: desânimo, medo, pessimismo, ansiedade, desejo de morte, alterações no apetite, insônia e que ao longo do tempo vão se intensificando, quando não forem trabalhados e cuidados. Muitas vezes, a depressão é tratada com indiferença pelos amigos ou parentes próximos por não terem o conhecimento necessário para perceber os sinais no início da doença.
A depressão também pode ser considerada leve, moderada ou grave, mas independente do grau de gravidade ela afeta mais as mulheres. Houve um grande crescimento desta doença com a vinda da pandemia e é por isso que devemos falar mais sobre ela.
Quem sofre de depressão precisa de ajuda! As pessoas nesta condição têm perda de interesse por atividades que antes eram realizadas com prazer. Elas sentem uma tristeza muito intensa, os pensamentos são muito negativos, de forma a acreditar que jamais serão felizes novamente, que não serão capazes de fazer nada bom e nada dará certo. Questões como estas são difíceis de serem trabalhadas sozinhas.
Independentemente do nível de gravidade da depressão, o tratamento é feito em conjunto com um médico psiquiatra e que poderá indicar o uso ou não de medicamentos de acordo com a gravidade de cada caso. Com a psicoterapia a pessoa tem um espaço onde pode falar, se ouvir e ser ouvida, pois cada caso é uma história em particular e deve ser tratado exclusivamente nas dificuldades de cada pessoa e assim é possível trabalhar os sentimentos, emoções e comportamentos da pessoa.